quinta-feira, 29 de outubro de 2009

EDUCAÇÃO INFANTIL DO CABO DE SANTO AGOSTINHO ENGAJADA NO SAÚDE NA ESCOLA

O Cabo de Santo Agostinho amplia suas ações do projeto Saúde na Escola: Tempo de Crescer, para a Educação Infantil - um desejo antigo nosso, para que, cada vez mais precocemente as crianças de 0 a 6 anos de idade possam ser melhor assistidas em sua escolarização.

Compreendendo a importância da intervenção pedagógica precoce para os avanços no desenvolvimento da criança e para que seus destinos educacionais possam vir a ser mais amplamente discutidos, a coordenação de Educação Infantil do município, com o apoio da Secretariad de Educação, inicia ações diretamente com os professores de educação infantil, creches e rede conveniada do município.

Nossos pequenos agradecem!

Como primeiro seminário voltado para este público, participaram 100 (cem) professores e educadores empenhados em melhorar seus conhecimentos, trocar experiências sobre suas práticas cotidianas e contribuir para que meninos e meninas tenham uma educação eficaz e adequada. Tamém participaram professores do CAIC e de outras escolas que recebem crianças com Necessidades Educacionais Eepeciais que necessitam desse novo olhar! Parabéns pelo empenho de todos os envolvidos.

"A Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com o Ministério de Educação (MEC), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da ONG Projeto Saúde na Escola: Tempo de Crescer, promoveu nessa terça-feira (27/10) o Seminário de Educação Infantil no Mestre Dié, em Pontes dos Carvalhos, no Cabo. Outros encontros vão acontecer em novembro e dezembro". Veja matéria no portal do município: www.cabo.pe.gov

Sensibilização de professores da rede municipal de Jaboatão do Guararapes em seminário do Projeto Saúde na Escola

Com o apoio dessa Secretaria e o empenho de todos os envolvidos, desde a Secretária de Educação - profa. Mirtes Cordeiro, à representante da Educação Especial - profa. Ednea Rodrigues, deu início a um novo tempo nas questões que envolvem a educação e escolarizaçõ de crianças que se encontram em vulnerabilidade no seu aprender.


O projeto Saúde na Escola: Tempo de Crescer, que acompanha municípios da região metropolitana do Recife em suas ações de atenção à crianças e adolescentes nas escolas, retoma atividade em Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria de Educação, tomando como ponto de partida a Educação Especial.




A assessora técnica da TCER - Carmen Vasconcelos (foto), dá início ao processo de formação continuada de professores e educadores no município.

O seminário que marcou esse reinício, foi um sucesso! participaram muitos professores, antigos parceiros que acolhem as crianças e adolescentes do município e novos integrantes, num momento importante de sensibilização dos educadores para os cuidados e a atenção para lançar um novo olhar sobre a educação de crianças, em particlar, as que apresentam Necessidades Educacionais Especiais.

Fruto desse momento de mobilização, acontecerá, próximo dia 06 de novembro, o segundo encontro, de uma série de muitos que se seguirão, onde serão discutidos assuntos referentes à infância e a escolarização desses pequenos sujeitos. Nesse encontro, será abrdado o tema Infância e Educação. Jaboatão do Guararapes está empenhado em construir propostas para que as suas criançs e adolescentes sejam da melhor forma assistidos em sua escolarização e no processo de inclusão.

TECENDO NÓTÍCIAS

A TCER iniciou em outubro, o processo de capacitação de reeditores municipais para o uso do KIT Família Brasileira Fortalecida - FBF, em parceria com o UNICEF e a PLAN, no município do Jaboatão dos Guararapes.

Abertura da capacitação do Programa Família Brasileira Fortalecida e o Desenvolvimento Integral da Criança de 0 a 6 anos no Município do Jaboatão dos Gararapes.

Na abertura, estiveram presentes autoridades e gestores municipais das Secretarias de Saúde, de Educação e de assistência Social, além do prefeito, representantes do UNICEF e da PLAN, que viabilizam esse trabalho, tendo a Tempo de Crescer como responsável técnica da capacitação dos profissionais.

Participam profissionais de saúde das equipes de Saúde da Família e professores de Educação Infantil da rede municipal.

O UNICEF assume como um dos temas prioritários no âmbito da cooperação com o Brasil, o reforço às políticas públicas que venham a garantir os direitos da gestante e o desenvolvimento Integral da Criança desde o Pré-Natal até os 06 anos de Idade, com uma visão integrada, intersetorial, interdisciplinar e focado em direitos. Garantir a realização dos direitos consignados na Constituição do Brasil e no Estatuto da Criança e do Adolescente, em consonância com as Metas de Desenvolvimento do Milênio, impõe, agora e cada vez mais, a qualificação das famílias e dos municípios, bem como a construção de parcerias que ratifiquem essa agenda para a promoção do desenvolvimento infantil e valorização da família.

A equipe técnica da TCER conta com duas capacitadoras - Carmen Vasconcelos (foto centro) e Tânia Mossi, coordenação de logística (Patrícia Veiga - esquerda) e uma capacitadora de apoio do município (Maura, enfermeira PSF município - direita) , que acompanha o processo junto aos profissionais capacitados.
O kit Família Brasileira Fortalecida (KIT FBF), lançado pelo Unicef, juntamente com o Governo Federal e outras 28 instituições parceiras se constitui em instrumento capaz de traduzir aquela agenda em ações efetivas, na medida em que qualifica o conhecimento técnico dos profissionais dos PACS/PSF, professores da Educação Infantil (creches e pré-escola), conselheiros tutelares, comunicadores e outros atores que desenvolvem suas atividades junto às famílias brasileiras.

O kit é um conjunto de cinco álbuns com os direitos e os cuidados necessários na primeira infância. O material vai ajudar famílias de todo o Brasil a garantir saúde, segurança e estímulos positivos às suas crianças, uma vez que quando bem cuidadas e nutridas no começo de suas vidas, as mesmas têm mais oportunidades de crescer de maneira saudável, de ter menos doenças, de desenvolver a capacidade de pensar, de dominar melhor a fala e suas habilidades sociais e emocionais.
Outros municípios já foram contemplados com suas equipes qualificaas para o uso desse instrumento de orientação de suas equipes técnicas na condução dos cuidados para com a criança.
A parceria entre o Unicef, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, PLAN INTERNATIONAL e ONG Tempo de Crescer contempla a capacitação de 1285 profissionais das Secretarias de Educação, Promoção Humana e Assistência Social e Secretaria de Saúde e de 05 conselheiros tutelares, significando beneficiar diretamente 76.192 crianças e 55.141 famílias.

A capacitação desses profissionais acontece ao longo dos meses de outubro e novembro e pretende fazer circular a rede de atenção integral à crianças em sua fase mais importante do desenvolvimento infantil.











Momentos de integração dos grupos













sexta-feira, 21 de agosto de 2009

PORQUE AS NOSSAS CRIANÇAS NÃO APRENDEM???


A TCER participa de Reunião de Colegiado com os parceiros do UNICEF que realizam o monitoramento de crianças nas questões do aprender; estiveram presentes representantes de Alagoas, da Paraíba e de Pernambuco.

A TCER, através do projeto Saúde na Escola, faz o monitoramento de 200 (duzentas) crianças dos municípios de Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, utilizando um instrumento metodológico que pretende investigar os modos do aprender nas crianças.
Estaremos monitorando até 2010, a escolarização dessas crianças diretamente nas escolas e, em alguns casos, através dos serviços de saúde que se articulam com a educação, como os CAPS's, onde as crianças são acompanhadas.
Essas ações são articuladas e construídas com o apoio técnico do UNICEF em conjunto com os demais parceiros.
Na foto, Ana Laudemira (12) e Katarini (13), acompanhando as discussões.

Notícias dos municípios

CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

JABOATÃO DOS GUARARAPES

Jaboatão abre II Conferência de Educação O poeta paraibano Jessier Quirino foi um dos destaques da noite de abertura

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes abriu, na noite da última quarta-feira (19.08), a II Conferência Municipal de Educação. A solenidade aconteceu no Hotel Golden Beach em Piedade e contou com a participação de 350 delegados, entre professores, alunos, diretores de escolas, pais de alunos e representantes do Governo Municipal. Na abertura, a Orquestra Sinfônica Municipal Yapoatam saudou os participantes. A secretária Mirtes Cordeiro destacou a importância do evento para reestruturar a política de educação no município. Ela afirmou que Jaboatão vai perseguir três objetivos nos próximos anos para que isso aconteça. “Temos que colocar todas as crianças e adolescentes na escola, garantir ensino de qualidade e melhorar a infraestrutura das escolas”, disse Mirtes.

O prefeito Elias Gomes fez um relato da situação na área de educação encontrada em janeiro deste ano. Mais uma vez, lembrou que Jaboatão tem mais de 76 mil crianças fora da escola. “Precisamos construir 500 novas salas de aula. Isso é plenamente possível”, afirmou o prefeito. Elias Gomes chamou atenção para a responsabilidade social das empresas que atuam no município. Segundo ele, o investimento em educação não pode ficar limitado aos governos. “Temos muitos empresários sensíveis à causa. Vamos conversar com todos eles”, disse o prefeito.

A primeira palestra da II Conferência de Educação foi feita pela professora Edla Soares. Ela falou sobre o Sistema Nacional Articulado de Educação. O poeta parabaino Jessier Quirino encerrou a noite com uma apresentação cheia de humor, arrancando aplausos do público.

Na programação, destacaram-se:
Leitura e aprovação do Regimento da 2ª Conferência Municipal.
A Secretária de Educação do Jaboatão dos Guararapes, Maria Mirtes Cordeiro, abiu a Conferência sobre "Os Desafios do Sistema Municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes"

Outros assuntos discutidos foram:
O papel do Conselho Municipal de Educação na Política Educacional do Município.
O Regime de Colaboração entre Estado e Município.
Gestão, Financiamento e Qualidade Social.
Inclusão e Diversidade na Educação.

Em continuidade, o município se prepara para, na semana de 24 a 28 de agosto, realizar a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que trará como tema gerador: MRCADO DE TRABALHO PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL - LOUIS BRAILLE: UMA VISÃO INCLUSIVA - Homenagem ao Bicentenário do Nascimento.

A Mesa de abertura terá a participação da TEMPO DE CRESCER - TCER, com o olhar sobre a criança, com a assessora técnica do projeto Saúde na Escola, Carmen Vasconcelos. Ao longo da semana, a TCER vai estar numa oficina de trabalho com professores, trabalhando a inclusão de crianças com transtornos psíquicos na escola.

CONFIRA AS NOTÍCIAS! www.jaboatao.pe.gov.br

O CABO DE SANTO AGOSTINHO também realizou sua Conferência Municipal de Educação.

Município discute inclusão social na Semana da Pessoa com Deficiência.

A Secretaria de Programas Sociais e da Mulher do Cabo de Santo Agostinho e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comded) realizaram, ontem à noite (20/08), a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência. O evento aconteceu na Câmera de Vereadores e atraiu centenas de pessoas, inclusive estudantes de escolas públicas.

Com o tema “Inclusão Social: direito de todo cidadão”, a solenidade contou com a apresentação do Grupo de Percussão Especial do Cabo e com a palestra do presidente da Associação de Cegos de Pernambuco (Apec), Antônio Muniz.

Foram convidadas para a abertura representantes de todas as gerências regionais, escolas, instituições do segmento, além de outras pessoas sociedade.

“Esta semana é muito importante. Nela, temos a oportunidade de lutar e sonhar em ver a justiça social ganhar forma de política de inclusão para todos”, disse a presidente do Comded, Josenir Maria da Silva, que estava muito emocionada. Na ocasião, Josenir também lembrou que o Cabo foi o primeiro município de Pernambuco a criar um conselho para a pessoa com deficiência.“O Cabo possui cerca de 27 mil pessoas com deficiência, e é fundamental que esta semana venha justamente mostrar a luta dessas pessoas, que precisam ter os seus direitos de acessibilidade, de trabalho, de saúde, de educação. A prefeitura sempre está de portas abertas para auxiliar essas pessoas da melhor forma possível”, afirmou a secretária de Programas Sociais e da Mulher, Edna Gomes, que representou o prefeito Lula Cabral no evento.

Estiveram presentes também a secretária Executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Martha Guaraná, a coordenadora da Educação Especial do Cabo, Maria José, e a coordenadora da Pastoral dos Surdos do Cabo, Mônica Lima. A Semana da Pessoa com Deficiência conta com o apoio da Apec e da Associação dos Educadores em Educação Especial (AEEE).

A programação contou com a participação de alunos e atividades culturais nas escolas.

CONFIRA AS NOTÍCIAS! www.cabo.pe.gov.br

segunda-feira, 6 de julho de 2009

A equipe técnica da TCER

Anamaria Vasconcelos - Psicóloga; Psicanalista.

  • Membro da equipe técnica da TCER; responsável pela articulação e coordenação técnica do projeto Saúde na Escola: Tempo de Crescer; assessora técnica respondendo pelas ações nos municípios.
  • Membro da Escola Brasileira de Psicanálise; responsável pelo Núcleo de Pesquisa Conversando sobre Saúde Mental e Núcleo de Pesquisa Psicanálise e Educação e Laboratório “Conversando com a Educação do CIEN.
  • Supervisora institucional de CAPS's no município do Recife.

Ana Laudemira de Farias - Pedagoga; especialista em Educação Especial.

  • Membro da equipe técnica da TCER; responsável pelo monitoramento e educação de crianças; acompanhamento de informações para o Banco de Dados.
  • Membro da Secretaria de Educação no município de Barreiros.
Carmen Lúcia Vasconcelos - Psicóloga; Musicoterapeuta; Musicista e Pedagoga; especialista em musicoterapia na Educação Especial.
  • Membro da equipe técnica da TCER; responsável pela coordenação geral de projetos e articulação, acompanhamento de dados e divulgação; assessora técnica do projeto Saúde na Escola: Tempo de Crescer, respondendo pelas ações nos municípios.
  • Membro da equipe terapêutica do CAPS infantil CEMPI.
  • Docente e coordenadora do curso de especialização em Musicoterapia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO; supervisora de estágios e formação de musicoterapeutas.
  • Organizadora do projeto Musicoterapia em Pauta, do Centro de Atividades de Musicoterapia - CAMT.
  • Membro do Conselho Profissional de Musicoterapia na região Nordeste.

Izabel Ramos - Psicóloga; mestre em Educação.

  • Membro da equipe técnica da TCER; articuladora institucional; apoio técnico a capacitações.

Patrícia Veiga - Psicóloga; especialista em Saúde Mental.
Representante da ONG; membro da equipe técnico-dministrativa da TCER; articuladora institucional.
Articuladora e membro da equipe de coordenação de saúde mental do município do Jaboatão dos Guararapes.

Tânia Mossi - Psicóloga; especialista em Saúde Coletiva.
Membro da equipe técnica e coordenação financeira da TCER; responsável pela Orientação de Direitos da Criança e Adolescente; articuladora em Justiça e Assistência Social; assessora técnica do projeto Saúde na Escola: Tempo de Crescer, respondendo pelas ações junto aos abrigos.

A TCER define seus planos de ação para as atividades que se iniciam neste segundo semestre de 2009 com entusiasmo!

Fruto do processo de avaliação institucional realizado anualmente, a TCER estabelece novas estratégias para o planejamento de suas ações a partir deste ano, que surgem do desejo da equipe em ampliar as intervenções e contribuir para melhoria da qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes que tem poucas oportunidades de acesso, permanência e sucesso escolar, e de desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades.

Com a experiência de mais de 1o anos no projeto Saúde na Escola, conhecendo as dificuldades e os avanços nos modos de aprender de crianças e adolescentes dentro e fora da escola, e observando as demandas e desdobramentos dessa experiência, redefine e amplia os rumos das ações e intervenções da instituição que, este ano completa 3 (três) anos de funcionamento.

Até o final de 2009 a TCER estará numa nova sede, abrindo espaço para atendimento direto à comunidade. A idéia é ampliar a atuação da ONG, que já atende aos profissionais das escolas, serviços de saúde e abrigos oferecendo espaços de circulação de saberes e de trocas de experiências como já faz, e ir além do acompanhamento às crianças e adolescentes nesses espaços, monitorando o que está sendo feito para melhorar a educação, a saúde e a assistência à esses meninos e meninas, passando também a atender às demanadas reprimidas, como é o caso dos adolescentes, ainda mais desassistidos nesses espaços.

A intituição pretende oferecer atividades que incluem atendimento à comunidade em atividades complementares à escola, com espaços de produção, expressão e criação, a partir de oficinas que possibilitem novos modos de aprender desses pequenos e as formas de compreender suas relações, para que esses meninos e meninas transformem suas realidades e a de suas famílias, e sejam investidos em suas potencialidades, considerando suas realidades e experiências de vida.

Para isso contará com um plano de ações que está sendo elaborado com muito carinho, para oferecer atividades com música e outras artes, ampliando os potenciais técnicos existentes na instituição e intermediando as relações da escola com a comunidade, lançando novos olhares sobre o aprender de cada um.

As atividades complementares à escola, na perspectiva de uma educação integral e contextualizada, favorece também a circulação social dessas crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, como sujeitos produtivos e capazes, sendo um dos objetivos principais para fazer valer o exercício da cidadania.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

PROJETO SAÚDE NA ESCOLA EM DESTAQUE

1. PARTICIPAÇÃO EM EVENTO EM CARUARU
A TCER esteve participando de eventos, através do projeto Saúde na Escola, agregando às ações já desenvolvidas, novos interesses. Crescem as articulações com os segmentos da assistência à infância e adolescência na região. Destaque para a participação da coordenadora desse projeto, Anamaria Vasconcelos, em encontro promovido pela Justiça, em Caruaru.
Para saber mais, acesse: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/1065977/projeto-do-caop-infancia-e-juventude-sera-lancado-na-circunscricao-de-caruaru

2. NOVOS RUMOS
O projeto Saúde na Escola vem se reorganizando nos municípios parceiros nos últimos meses, ampliando suas ações naqueles onde já adotam essa metodologia em suas políticas públicas, como é o caso de Olinda, e retomando em outros o processo, de forma a garantir uma atenção integral à crianças e adolescentes.

Sua marca são as intervenções inovadoras, que consideram a individualidade de cada escola, de cada serviço de saúde, de cada abrigo, em seus potenciais técnicos, fazendo a integração das áreas da educação, saúde, assistência social e justiça, núcleo a partir do qual irradia a proposta de inclusão que orienta e norteia todas as ações.
Investir na formação e preparo de professores, educadores e técnicos que estão envolvidos com essa clientela nesses espaços, valorizando as condições de preparo para que isso aconteça, criando espaços de trocas e as articulações entre esses segmentos, é fundamental!

Jaboatão dos Guararapes é um desses municípios que se assinala e resgata a parceria com a TCER, através da Secretaria de Educação, para a implantação das atividades do projeto Saúde na Escola nesse novo momento. Já estamos nos articulando para o início das atividades junto às escolas. O trabalho já começou! Esperamos que um novo olhar seja lançado sob a infância, interferindo de forma positiva nos destinos educacionais de crianças e de adolescentes, com possibilidades de aprendizagem e de oportunidades.

Em breve, os demais municípios estarão também com uma nova cara em suas ações, para que todas as crianças e adolescentes que se encontram nas escolas, em particular, aquelas que apresentam Necessidades Educacionais Especiais, possam ser investidas em suas singularidades e beneficiadas com uma educação que permita interlocuções com todos os espaços por onde circulam, capazes de estimular suas potencialidades, a circulação social desses pequenos-sujeitos e o exercício da cidadania.

Uma das ações que vêm tendo repercussão nesse processo é o monitoramento psicopedagógico que está sendo realizado com 200 (duzentas) crianças entre 6 e 12 anos, através de escolas e de CAPS's infantis em 04 (quatro) municípios da região metroplitana do Recife. O impacto disso na vida das crianças e os efeitos nos espaços por onde circula, é o que pretendemos avaliar ao longo dos próximos três anos. Esse monitoramento conta com o apoio e acompanhamento do UNICEF, mas traz a marca Saúde na Escola, com instrumentos metodológicos elaborados a partir de uma linha de base para a investigação dessas ações.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Seminário de Educação Infantil em Alagoas
Parceiria com UNCISAL/UNICEF/Instituto Wal Mart
Criança contemplada com doação





Carmen Vasconcelos - equipe técnica da TCER
em capacitação realizada

NOTÍCIAS E AÇÕES DESENVOLVIDAS


A Tempo de Crescer - TCER acredita que o diálogo e as articulações interdisciplinares são necessários para um melhor desempenho dos profissionais, proporcionando qualidade do atendimento e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Este diálogo torna-se possível quando as partes que compõem esse cenário de ação consideram os diferentes saberes, como essenciais para o desenvolvimento e bem-estar dessas crianças e adolescentes. Portanto, propõe uma prática que considera a escuta e o questionamento dos profissionais que atuam direta ou indiretamente com esse público, como capazes de provocar mudanças de posição frente a estes, que são cuidados e educados, levando em conta as suas singularidades.

Organiza-se com uma equipe de profissionais de saúde, educação, assistência social e justiça, que realiza ações técnicas e de monitoramento das atividades dos projetos desenvolvidos, sendo amparada e respaldada por uma equipe de administração. Dentre os principais objetivos da organização, estão a necessidade de apoiar o processo de construção e desenvolvimento de políticas sociais voltadas para a infância e a adolescência; contribuir para a construção e a consolidação de atividades sustentadas em redes de articulação, na perspectiva de políticas públicas de educação, saúde e cidadania, além de promover ações de intervenção a fim de qualificar e ampliar as instituições implicadas na rede de atenção integral à criança e ao adolescente.

A integração das áreas da educação, saúde, assistência social e justiça é o núcleo a partir do qual irradia a proposta de inclusão que norteia os projetos desenvolvidos. O objetivo fundamental desta articulação em rede, pretende que as ações decorrentes destas articulações se transformem em políticas públicas sólidas e permanentes.

Entende ser a escola importante espaço de intervenção nessa rede de cuidados e assistência. Além de ser um espaço de produção da infância, pode vir a ser um organizador psíquico para cada criança, servindo de referência também para a família.

Seu projeto principal - SAÚDE NA ESCOLA: TEMPO DE CRESCER, envolve os campos de atuação de Educação e Saúde; Justiça e Assistência Social e Cultura e Arte, em defesa de direitos civis e/ou organizações políticas, para que todas as crianças tenham seus direitos básicos assegurados o exercício da cidadania.

São atendidas pela ONG atualmente 12.240 (doze mil, duzentas e quarenta) pessoas, sendo 7.556 (sete mil, quinhentas e cinqüenta e seis) crianças e adolescentes; 1.763 (hum mil, setecentos e sessenta e três) educadores; 2.921 (dois mil, novecentos e vinte e um) outros profissionais. Das crianças e adolescentes assistidos, são acompanhadas mais de perto as que se encontram em situação de risco psíquico e maior vulnerabilidade social, aproximadamente 500 (quinhentas) crianças e adolescentes que são acompanhadas pelos CAPS's infantis e que se encontram em processo de inclusão nas escolas. E 200 (duzentas) crianças até 12 anos, estão participando de um processo de monitoramento psicopedagógico que pretende acompanhar e avalair como está sendo feita a atenção integral às mesmas nos diversos espaços por onde circulam e pretendem ser espaços de produções para o desenvolvimento pleno da criança.

A organização se articula com Órgãos Governamentais responsáveis por Políticas Públicas nos âmbitos municipais, como é o caso das Secretarias de Educação e de Saúde dos municípios parceiros (Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes) e ainda com o segmento da Justiça, com a 1a. e 2a. Vara de Infância e Adolescência do Recife. E no âmbito Federal, conta com o apoio do MEC, através da SEESP - Secretaria de Educação Especial, que apóia as iniciativas do projeto no pensar o processo de incusão de crianças que apresentam Necessidades Educacionais Especiais.
Na parceria com o UNICEF também tem estado à frente das capacitação de Agentes Comunitários de Saúde - ACS e de professores de Educação Infantil, nas questões que envolvem o fortalecimento de competências familiares e o desenvolvimento infantil, nos estados de PE e AL, com apoio de parceiros sociais, como o Instituto Wal Marte.
Ainda nessa parceria participa do processo de mobilização de gestores em 293 municípios aprovados que fazem parte do SELO UNICEF, nos estados de PE, PB e AL, introduzindo a metodologia desenvolvida na sensibilização dos municípios para lançarem novos olhares sobre a infância e suas necessidades.