Fruto do processo de avaliação institucional realizado anualmente, a TCER estabelece novas estratégias para o planejamento de suas ações a partir deste ano, que surgem do desejo da equipe em ampliar as intervenções e contribuir para melhoria da qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes que tem poucas oportunidades de acesso, permanência e sucesso escolar, e de desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades.
Com a experiência de mais de 1o anos no projeto Saúde na Escola, conhecendo as dificuldades e os avanços nos modos de aprender de crianças e adolescentes dentro e fora da escola, e observando as demandas e desdobramentos dessa experiência, redefine e amplia os rumos das ações e intervenções da instituição que, este ano completa 3 (três) anos de funcionamento.
Até o final de 2009 a TCER estará numa nova sede, abrindo espaço para atendimento direto à comunidade. A idéia é ampliar a atuação da ONG, que já atende aos profissionais das escolas, serviços de saúde e abrigos oferecendo espaços de circulação de saberes e de trocas de experiências como já faz, e ir além do acompanhamento às crianças e adolescentes nesses espaços, monitorando o que está sendo feito para melhorar a educação, a saúde e a assistência à esses meninos e meninas, passando também a atender às demanadas reprimidas, como é o caso dos adolescentes, ainda mais desassistidos nesses espaços.
A intituição pretende oferecer atividades que incluem atendimento à comunidade em atividades complementares à escola, com espaços de produção, expressão e criação, a partir de oficinas que possibilitem novos modos de aprender desses pequenos e as formas de compreender suas relações, para que esses meninos e meninas transformem suas realidades e a de suas famílias, e sejam investidos em suas potencialidades, considerando suas realidades e experiências de vida.
Para isso contará com um plano de ações que está sendo elaborado com muito carinho, para oferecer atividades com música e outras artes, ampliando os potenciais técnicos existentes na instituição e intermediando as relações da escola com a comunidade, lançando novos olhares sobre o aprender de cada um.
As atividades complementares à escola, na perspectiva de uma educação integral e contextualizada, favorece também a circulação social dessas crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, como sujeitos produtivos e capazes, sendo um dos objetivos principais para fazer valer o exercício da cidadania.
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