segunda-feira, 25 de maio de 2009

PROJETO SAÚDE NA ESCOLA EM DESTAQUE

1. PARTICIPAÇÃO EM EVENTO EM CARUARU
A TCER esteve participando de eventos, através do projeto Saúde na Escola, agregando às ações já desenvolvidas, novos interesses. Crescem as articulações com os segmentos da assistência à infância e adolescência na região. Destaque para a participação da coordenadora desse projeto, Anamaria Vasconcelos, em encontro promovido pela Justiça, em Caruaru.
Para saber mais, acesse: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/1065977/projeto-do-caop-infancia-e-juventude-sera-lancado-na-circunscricao-de-caruaru

2. NOVOS RUMOS
O projeto Saúde na Escola vem se reorganizando nos municípios parceiros nos últimos meses, ampliando suas ações naqueles onde já adotam essa metodologia em suas políticas públicas, como é o caso de Olinda, e retomando em outros o processo, de forma a garantir uma atenção integral à crianças e adolescentes.

Sua marca são as intervenções inovadoras, que consideram a individualidade de cada escola, de cada serviço de saúde, de cada abrigo, em seus potenciais técnicos, fazendo a integração das áreas da educação, saúde, assistência social e justiça, núcleo a partir do qual irradia a proposta de inclusão que orienta e norteia todas as ações.
Investir na formação e preparo de professores, educadores e técnicos que estão envolvidos com essa clientela nesses espaços, valorizando as condições de preparo para que isso aconteça, criando espaços de trocas e as articulações entre esses segmentos, é fundamental!

Jaboatão dos Guararapes é um desses municípios que se assinala e resgata a parceria com a TCER, através da Secretaria de Educação, para a implantação das atividades do projeto Saúde na Escola nesse novo momento. Já estamos nos articulando para o início das atividades junto às escolas. O trabalho já começou! Esperamos que um novo olhar seja lançado sob a infância, interferindo de forma positiva nos destinos educacionais de crianças e de adolescentes, com possibilidades de aprendizagem e de oportunidades.

Em breve, os demais municípios estarão também com uma nova cara em suas ações, para que todas as crianças e adolescentes que se encontram nas escolas, em particular, aquelas que apresentam Necessidades Educacionais Especiais, possam ser investidas em suas singularidades e beneficiadas com uma educação que permita interlocuções com todos os espaços por onde circulam, capazes de estimular suas potencialidades, a circulação social desses pequenos-sujeitos e o exercício da cidadania.

Uma das ações que vêm tendo repercussão nesse processo é o monitoramento psicopedagógico que está sendo realizado com 200 (duzentas) crianças entre 6 e 12 anos, através de escolas e de CAPS's infantis em 04 (quatro) municípios da região metroplitana do Recife. O impacto disso na vida das crianças e os efeitos nos espaços por onde circula, é o que pretendemos avaliar ao longo dos próximos três anos. Esse monitoramento conta com o apoio e acompanhamento do UNICEF, mas traz a marca Saúde na Escola, com instrumentos metodológicos elaborados a partir de uma linha de base para a investigação dessas ações.

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