quinta-feira, 29 de outubro de 2009

TECENDO NÓTÍCIAS

A TCER iniciou em outubro, o processo de capacitação de reeditores municipais para o uso do KIT Família Brasileira Fortalecida - FBF, em parceria com o UNICEF e a PLAN, no município do Jaboatão dos Guararapes.

Abertura da capacitação do Programa Família Brasileira Fortalecida e o Desenvolvimento Integral da Criança de 0 a 6 anos no Município do Jaboatão dos Gararapes.

Na abertura, estiveram presentes autoridades e gestores municipais das Secretarias de Saúde, de Educação e de assistência Social, além do prefeito, representantes do UNICEF e da PLAN, que viabilizam esse trabalho, tendo a Tempo de Crescer como responsável técnica da capacitação dos profissionais.

Participam profissionais de saúde das equipes de Saúde da Família e professores de Educação Infantil da rede municipal.

O UNICEF assume como um dos temas prioritários no âmbito da cooperação com o Brasil, o reforço às políticas públicas que venham a garantir os direitos da gestante e o desenvolvimento Integral da Criança desde o Pré-Natal até os 06 anos de Idade, com uma visão integrada, intersetorial, interdisciplinar e focado em direitos. Garantir a realização dos direitos consignados na Constituição do Brasil e no Estatuto da Criança e do Adolescente, em consonância com as Metas de Desenvolvimento do Milênio, impõe, agora e cada vez mais, a qualificação das famílias e dos municípios, bem como a construção de parcerias que ratifiquem essa agenda para a promoção do desenvolvimento infantil e valorização da família.

A equipe técnica da TCER conta com duas capacitadoras - Carmen Vasconcelos (foto centro) e Tânia Mossi, coordenação de logística (Patrícia Veiga - esquerda) e uma capacitadora de apoio do município (Maura, enfermeira PSF município - direita) , que acompanha o processo junto aos profissionais capacitados.
O kit Família Brasileira Fortalecida (KIT FBF), lançado pelo Unicef, juntamente com o Governo Federal e outras 28 instituições parceiras se constitui em instrumento capaz de traduzir aquela agenda em ações efetivas, na medida em que qualifica o conhecimento técnico dos profissionais dos PACS/PSF, professores da Educação Infantil (creches e pré-escola), conselheiros tutelares, comunicadores e outros atores que desenvolvem suas atividades junto às famílias brasileiras.

O kit é um conjunto de cinco álbuns com os direitos e os cuidados necessários na primeira infância. O material vai ajudar famílias de todo o Brasil a garantir saúde, segurança e estímulos positivos às suas crianças, uma vez que quando bem cuidadas e nutridas no começo de suas vidas, as mesmas têm mais oportunidades de crescer de maneira saudável, de ter menos doenças, de desenvolver a capacidade de pensar, de dominar melhor a fala e suas habilidades sociais e emocionais.
Outros municípios já foram contemplados com suas equipes qualificaas para o uso desse instrumento de orientação de suas equipes técnicas na condução dos cuidados para com a criança.
A parceria entre o Unicef, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, PLAN INTERNATIONAL e ONG Tempo de Crescer contempla a capacitação de 1285 profissionais das Secretarias de Educação, Promoção Humana e Assistência Social e Secretaria de Saúde e de 05 conselheiros tutelares, significando beneficiar diretamente 76.192 crianças e 55.141 famílias.

A capacitação desses profissionais acontece ao longo dos meses de outubro e novembro e pretende fazer circular a rede de atenção integral à crianças em sua fase mais importante do desenvolvimento infantil.











Momentos de integração dos grupos













Nenhum comentário:

Postar um comentário